Isolamento Térmico para Armazenamento de Sementes.

Isolamento Térmico Para armazenamento de sementes

Soluções eficientes e de baixo custo para armazenamento de sementes. Transforme qualquer galpão em um ambiente estável para armazenamento de sementes.

Melhores resultados em todas as fases de desenvolvimento!

A temperatura é importante para a conservação durante o processo de armazenamento de sementes, pois é um dos principais fatores condicionantes das reações bioquímicas e do desenvolvimento de patógenos, conforme evidenciado em diversos estudos científicos.

“No armazenamento de sementes, independente dos fatores hereditários inerentes à própria espécie, a longevidade das sementes está sujeita à ação de vários fatores externos, como a temperatura e umidade relativa do ar, que mais afetam a sua qualidade (VIEIRA et al., 2002).”

Mais informações, recomendamos o trabalho da pesquisadora Mary Mieko Tateiwa Suguiy, onde o estudo científico pode ser visto no link.

Nossos sistemas de isolamento térmico para armazenamento de sementes:

Pintura Térmica: Nosso exclusivo sistema de pintura térmica com microesferas cerâmicas INSULADD®, garante excelente ambiência nos armazéns de estocagem de sementes, reduzindo drasticamente a temperatura e a radiação que incide no ambiente, auxiliando na conservação e na qualidade das sementes estocadas.

Subcobertura de Foil de Alumínio: Foil de Alumínio em dupla camada, é utilizada com frequência como coadjuvante nos sistemas de pintura térmica, para maximizar o isolamento térmico, utilizado inclusive para diminuir a cubagem de áreas climatizadas, instalado como subcobertura para rebaixamento do teto e fechamento lateral. 

Desta forma, caso o ambiente necessite de climatização, o custo de aquisição, instalação de equipamentos e energia elétrica reduzem em mais de 60%. Uma opção de baixo custo e extremamente eficiente para manutenção da qualidade e vigor das sementes.

ONDE INSTALAR O SISTEMA DE ISOLAMENTO TÉRMICO PARA ARMAZENAMENTO DE SEMENTES?

Indicado para construções já existentes e que precisam ser transformadas em áreas para armazenamento e estocagem de sementes, tem como diferencial o baixo custo e rapidez na instalação. 

Sabemos dos custos de implantação de sistemas de câmaras frigoríficas para a essa finalidade e oferecemos essa opção de isolamento térmico.

A aplicação do sistema conjugado de pintura térmica e foil de alumínio mantém o ambiente com a temperatura estável exigindo menos investimentos no sistema de climatização. 

Vale salientar que esse sistema não é indicado para longos períodos de armazenagem (um ano ou mais), mas é uma opção viável para quem busca um sistema econômico para pequenos e médios períodos de estocagem.

Como é feita a instalação do isolamento térmico em armazéns de sementes?

Fechamento lateral em Foil de Alumínio.

Isolamento Térmico com Foil de Alumínio

Antes de mais nada, necessitamos saber o tipo de fechamento lateral que é constituído o prédio onde será realizada a instalação do sistema de isolamento térmico. Isso se faz necessário pois há a necessidade de instalação de uma estrutura, normalmente com ripas de madeira para dar suporte aos arames que sustentarão o foil de alumínio. 

A instalação é realizada instalando arames galvanizados a cada 30 cm, no sentido transversal à instalação do foil, esses arames realizarão a sustentação da subcobertura.

Depois de instalado os arames, é desenrolado sobre os mesmos o foil de alumínio e depois de esticados, o foil e preso as ripas com grampos. 

Após a instalação do foil é colocada uma fita de alumínio sobre as sobreposições do foil para evitar a entrada de ar quente no ambiente.

Caso o fechamento lateral seja em chapas metálicas, é instalado também o foil de alumínio nas laterais do galpão.

 

Isolamento térmico para armazenamento de sementes - Pintura Térmica.

ISOLAMENTO TÉRMICO COM PINTURA TÉRMICA PARA TELHADOS

Essa é a etapa mais eficiente do processo, pois retira do galpão o esforço térmico, fazendo com que o edifício mantenha uma temperatura estável. 
 
A tinta térmica reflete e isola o calor radiante do ambiente, fazendo com que o interior absorva uma menor carga térmica, mantendo o ambiente numa condição ideal para o armazenamento de sementes.
 
Para um melhor resultado recomendamos também  a pintura do fechamento lateral com a tinta térmica, evitando assim que a radiação incida sobre as laterais do galpão em determinadas horas do dia.

A aplicação da pintura térmica em telhados, segue os seguintes passos:

Montagem de linha de vida: O primeiro passo para a realização de um trabalho em altura, é garantir a segurança de nossos colaboradores, utilizamos pontos de ancoragem, cordas e EPI’s certificados e revisados.

Hidrojateamento: É realizada a limpeza completa da superfície que receberá a pintura térmica, seja no telhado ou no fechamento lateral. Utilizamos equipamento de limpeza industrial e uma grande quantidade de mangueiras de baixa e alta pressão.

Impermeabilização (opcional): Um dos grandes vilões no armazenamento de sementes é a umidade. Para evitar o prejuízo com a perda das sementes estocadas, oferecemos a impermeabilização de todos os parafusos de fixação da cobertura e o tratamento das sobreposições das telhas, transformando o telhado em uma peça única e impedindo a entrada de água no interior do galpão.

Aplicação de tinta térmica: Após a preparação de superfície é aplicada nossa Tinta Térmica Albedo Premium MS, essa aplicação é realizada utilizando equipamentos de airless GRACO, líder mundial em transferência de fluídos, e pela sua robustez, garante a conclusão da obra dentro do prazo acordado.

Nossos serviços técnicos

Divisão Industrial

Divisão Agro

plugins premium WordPress