Primer Epóxi Anticorrosivo para substratos ferrosos e galvanizados.

PRIMER EPÓXI ANTICORROSIVO ALBEDO EXLL

Promove proteção sem igual em área oxidadas de telhados, silos metálicos de armazenamento de grãos, tubulações, estruturas metálicas, rufos, calhas e condutores.

Tratamento anticorrosivo para telhados, Silos Metálicos e estruturas metálicas.

Existem diversos tipos de tratamentos anticorrosivos aplicados sobre telhados metálicos para reduzir o processo oxidativo de coberturas metálicas.  

Algumas empresas optam por um primer anticorrosivo à base de água, resina acrílica e cargas que atuam como camada de sacrifício. Esse tipo de primer tem baixo custo e fácil aplicação, por ser monocomponente e à base de água, não requerem equipamentos robustos e conhecimento técnico para aplicação e preparação de tintas bi-componentes. No entanto, a resina acrílica é muito mais permeável que o filme do primer epóxi, essa característica afeta a qualidade da aplicação, pois a umidade atravessa o filme formado pela tinta e inicia um processo conhecido como brotamento de ferrugem.

Outra técnica adotada por algumas empresas é a utilização de produtos conhecidos como Convertedor de Ferrugem, Desengraxante, Fundo Fosfatizante ou Neutralizador de Ferrugem. Esses produtos são uma solução à base de fosfato, que nada mais é que um sal de ácido fosfórico. Por se tratar de um sal, caso ele não seja removido completamente do substrato através de uso abundante de água, permanecendo quaisquer sinais de impregnação do produto, ocorrerá um efeito higroscópico, retirando a umidade do ar levando-a para baixo da camada de tinta aplicada acima e consequentemente o efeito de brotamento de ferrugem. 

Com anos de experiência no setor de pintura industrial e em contato constante com o departamento técnico dos maiores fabricantes de tintas industriais do Brasil, nunca encontramos uma fabricante de tintas que recomende este tipo de tratamento, pelas razões citadas acima.

Vale resaltar que o tratamento de áreas oxidadas é sempre um desafio, por conta disso, foram elaboradas normas rígidas para a preparação de superfície e aplicação como as NBR e as normas Petrobras. 

Em telhados metálicos essa proteção normalmente se dá com a aplicação de uma proteção galvânica da chapa que depois será perfilada para constituir o formato da telha, não obstante, essa proteção é “danificada” durante esse processo, causando microfissuras na revestimento e consequentemente com o passar dos anos e a exposição as intempéries há o surgimento de oxidação. Outro ponto que expõe a cobertura metálica é o sistema de fixação de telhas ou chapas de silos. 

Durante a instalação as telhas precisam ser perfuradas para a instalação do sistema de fixação, outro ponto que permite o contato do metal sem proteção com o ambiente, iniciando assim um processo de oxidação.

Por que usar o primer epóxi anticorrosivo Albedo EXLL?

Optamos pelo uso deste tipo de revestimento pela própria característica da resina epóxi, pois trata-se de uma resina com muita resistência e dureza, não permitindo o efeito higroscópico e consequentemente o brotamento de ferrugem. Mesmo este tipo de resina sendo muito suscetível a degradação pela radiação UV, por se tratar de um primer, receberá camada de acabamento e consequentemente sua proteção. 

Dentre as vantagens deste tipo de primer, podemos destacar:

  • Alta durabilidade da aplicação;
  • Ótima aderência em substratos galvanizados como telhas e chapas de silos;
  •  Resistência à corrosão;
  • Tolerância à umidade superficial.

Em quais situações aplicar o primer anticorrosivo albedo exll?

O custo de aplicação de primer epóxi anticorrosivo é mais elevado se comparado aos outros sistemas ofertados no mercado. No entanto a durabilidade é muito maior dada a resistência do aplicação. Se levarmos em consideração o custo do tratamento térmico aplicado sobre o primer, as vantagens da aplicação fica evidente. 

Tendo isso em vista, a aplicação do primer epóxi trará maior durabilidade e qualidade à aplicação de proteção anticorrosiva, e consequentemente a pintura térmica. 

A aplicação do primer é recomendada para as situações onde a remoção ou substituição da área afetada é impossibilitada, como em casos em que a empresa trabalha em turnos contínuos ou o material armazenado não pode ficar exposto. 

Telhados zipados também apresentam grande dificuldade para a substituição de suas telhas, chapas de silos não podem ser substituídas a não ser que sejam esvaziados. Nessas situações é que utilizamos o primer epóxi anticorrosivo para prolongar a vida da metal.

Como é realizada a aplicação do primer epóxi anticorrosivo albedo exll

Antes de mais nada é necessária uma avaliação técnica da área afetada, o ideal é que seja realizada uma visita técnica para a avaliação completa da área afetada. Em muitos casos além do telhado, a própria estrutura metálica pode estar comprometida, havendo a necessidade de reforço estrutural da mesma. Sabemos que nem sempre é possível a inspeção, nestes casos é solicitado ao cliente o envio de fotos e vídeos para uma análise prévia da situação.

Abaixo, descritivo da sequência para aplicação de tratamento anticorrosivo:

1- Preparação de superfície.

Certamente a parte mais importante da atividade é a preparação de superfície. Realizada com hidrojateamento abrasivo ou lixamento mecânico, é realizada a remoção da camada oxidada para que a mesma possa receber a camada protetiva.

2- Aplicação de Primer Epóxi Anticorrosivo Albedo EXLL.

A aplicação é realizada com equipamento de airless com grande capacidade de aplicação, que pode ser realizada de forma pontual ou na totalidade do área afetada. Nossos equipamentos permitem aplicação de até 3.000 m² por dia de primer anticorrosivo. Após a cura, é aplicada camada de acabamento, podendo ser nossa tinta térmica Albedo Premium MS, ou acabamento em tinta à base de poliuretano, ambas com grande resistência à radiação UV.

 

plugins premium WordPress