Desplacamento de manta asfáltica aluminizada.

ISOLAMENTO TÉRMICO COM TINTA TÉRMICA X MANTA ASFÁLTICA ALUMINIZADA

Vejamos abaixo algumas vantagens do isolamento térmico realizado com pintura térmica em telhados, coberturas e estruturas metálicas, e o isolante térmico de Manta Asfáltica Aluminizada.

VANTAGENS DA PINTURA TÉRMICA EM COBERTURAS

Tratamento térmico de telhado com pintura térmica, uma solução ecologicamente correta e eficiente.

Facilidade de aplicação da Tinta Térmica 

Sim, é muito fácil aplicar a tinta térmica sobre telhados, desde que você tenha os equipamentos adequados para a operação. No Grupo Albedo, contamos com equipamentos de última geração para a limpeza e aplicação de tinta térmica sobre a cobertura de nossos clientes. 

Contamos com hidrolavadoras industriais, e equipamentos de airless da Graco, líder mundial em transferência de fluídos. Nossos equipamentos permitem a limpeza de 4.000 m² por dia e a aplicação de 3.000 de tinta térmica em 2 demãos no mesmo intervalo de tempo. Se comparada a instalação da manta asfáltica aluminizada, a aplicação da pintura térmica, além de não ter as desvantagens do sistema concorrente, é muito mais rápida e muito mais eficiente.

Produto ecologicamente correto

Nossa Tinta Térmica Albedo Premium MS foi desenvolvida com as melhores matérias-primas do mercado e com resinas 100% acrílicas com baixíssimo COV (Composto Orgânico Volátil) e elementos cerâmicos inertes e atóxicos. 

Outro ponto importante é a capacidade que um dos elementos da tinta térmica possuí de converter a Chuva Ácida, através de um processo de fotocatálise. Essa é apenas uma das características que colocam a pintura térmica com a Tinta Térmica Albedo Premium MS, como a melhor relação custo-benefício para sistemas de isolamento térmico de telhados. 

E como sabemos disso? Graças ao nosso Departamento de Engenharia de Materiais, que mantém uma constante evolução de nossa fórmula e processos produtivos!

Além de isolante térmico, o telhado tratado com tinta térmica reflete os raios solares

Eis aqui algo incontestável, o branco reflete mais que o alumínio, o índice albedo do alumínio é muito inferior a tinta térmica. O alumínio presente na manta poderia de maneira pouco significativa a condutividade térmica, mas não trabalha de forma efetiva na reflexão da radiação incidente sobre as coberturas. 

Para saber mais disponibilizamos este estudo científico: Medição do Albedo ou Refletância dos Materiais Utilizados em Coberturas de Edifícios no Brasil, estudo realizado pelo Departamento de Engenharia de Construção Civil, Escola Politécnica da Universidade de São PauloPara uma análise rápida, recomendamos ir para o final do estudo no Item 5 : Conclusões, onde fica evidenciado a eficiência da pintura térmica em detrimento de outros sistemas de isolamento térmico de telhados.

DESVANTAGENS DA MANTA ASFÁLTICA ALUMINIZADA

Desvantagens da aplicação de manta asfáltica aluminizada, sobre telhados. Nocivo ao meio-ambiente, baixa resistência e baixa durabilidade.

Difícil instalação da Manta Asfáltica Aluminizada

Não há solução fácil para os problemas de impermeabilização e redução de temperatura em construções. Com diversos tipos de tratamentos apresentados pelo mercado, fica difícil a tomar a decisão por qual sistema optar. Uma solução vendida como “mágica” no mercado é a instalação de manta asfáltica aluminizada, que promete ao mesmo tempo, reduzir a temperatura interna e acabar com as infiltrações em galpões e armazéns de industriais e construções comerciais.

Em primeiro lugar é a sua dificuldade de instalação, as telhas utilizadas em sistemas de cobertura de barrações e galpões são normalmente onduladas ou trapezoidais, que dificultam o contato do alcatrão da manta de forma completa em toda a superfície da telha.

Baixa durabilidade

O que não é contado é que este tipo de produto sofre degradação por sua exposição às intempéries, de forma muito mais rápida que outros tipos de sistemas isolantes térmicos e impermeabilizantes.

Mas, porque isso ocorre?

Quando a manta asfáltica aquece pela ação do sol, ela se torna mais flexível e começa a se movimentar sobre o telhado. Esse movimento com o tempo faz com que o alumínio da manta de descole e comece a delaminar, com o passar dos anos e essa camada é removida pela ação dos ventos, ficando somente o alcatrão (asfalto) essa cobertura de asfalto ocasionará em curto período de tempo 2 problemas:

1 – Elevará a temperatura ambiente pois sua coloração negra é o contrário da pintura térmica que é extremamente branca e reflete os raios solares.

2 – A exposição da manta asfáltica sem a proteção do alumínio começará a ressecar e trincar. A água entrará por essas fissuras e se acumulará sob a manta asfáltica e causará infiltrações muito maiores dos que existiam anteriormente.

Baixa capacidade de refletância dos raios solares

Esse produto em comparação com a pintura térmica, possui baixíssima capacidade de refletir os raios solares, sua principal função é a tentativa de remediar as infiltrações, mas é uma solução paliativa, em curto período de tempo os problemas voltarão a surgir. Nossos funcionários telhadistas realizam a impermeabilização completa do telhado, para saber mais clique aqui…

Custo elevado por m² 

Sim, o custo é muito elevado se comparado com a sua durabilidade, por ser um derivado de petróleo seu custo de aquisição é elevado. Sua instalação, necessita de um profissional qualificado com conhecimento no assunto e  o valor da mão de obra será igual ao investimento realizado na aquisição do produto.

Nocivo ao meio-ambiente

Hoje na maioria das indústria instaladas no Brasil, há uma preocupação crescente com o meio-ambiente. Boas práticas de políticas ESG além da implantação de Normas ISO 14.000, que tratam das diretrizes de gestão ambiental, exigem que seja dado destino correto e certificado ao material descartado

A manta asfáltica aluminizada, além de ser por si só um elemento contaminante e altamente tóxico, tendo em sua composição o alcatrão de hulha, produto considerado cancerígeno, sua aplicação contamina as telhas, impedindo que outros sistemas de isolamento térmico e impermeabilização mais eficientes e ecologicamente corretos sejam instalados, tendo em vista que não há como realizar a remoção completa do alcatrão de hulha, contido na manta asfáltica aluminizada

Desta forma a única solução seria a troca do telhado ou a aplicação de mais uma camada de manta asfáltica sobre a existente. Esse processo vai de encontro com as políticas de meio-ambiente, sendo ecologicamente incorreto.

Nossos serviços técnicos

Divisão Industrial

Divisão Agro

plugins premium WordPress