Impermeabilização de Silos e Armazéns Gerais.

Impermeabilização EM Silos e Armazéns Gerais

Acabe com o vilão da armazenagem de grãos, executamos a completa impermeabilização em silos e armazéns gerais, evitando as perdas de grãos nos períodos chuvosos.

Infiltrações, um inimigo silencioso

O armazenamento correto é uma parte vital do processo para garantir que o cliente receba seu produto com a qualidade perfeita. Condições de armazenamento incorretas podem ser seu pior inimigo. Pode resultar em desperdício e qualidade reduzida; tudo isso pode contribuir para o aumento dos custos ambientais.

Infiltrações em silos são sem dúvida alguma algo que trás muitos transtornos ao produtor rural e cooperativas que fazem a armazenagem de grãos. O Brasil é um dos maiores produtores de grãos do mundo e um sistema eficiente de armazenamento, garante a qualidade dos produtos armazenados, bem como evitam gastos com manutenção dos equipamentos obstruídos pela solidificação dos grãos em grandes blocos, que eventualmente danificam o sistema de transporte dos silos. 

Isso ocorre pois nem sempre a infiltração é detectada a tempo dos sensores instalados no interior do silo apontarem o aumento de umidade dentro do mesmo. O bloqueio do sistema de transporte gera custos altíssimos em manutenção que poderiam ser evitados com um trabalho preventivo de impermeabilização dos silos.

Garantimos que seu silo tenha proteção total contra infiltrações

Nosso sistema de impermeabilização de silos oferece uma vedação flexível de alta qualidade desde a base do silo, que irá vedar e unir permanentemente todo o perímetro entre o encontro das entre chapas e a base do silo, mantendo a elasticidade mesmo com o carregamento e descarregamento dos silos, bem como as mudanças de temperaturas sofridas.

Os silos metálicos aparafusados tendem a ter muitos orifícios e juntas que podem causar problemas, portanto, a vedação dos parafusos dos silos de grãos é extremamente recomendada.

Desenvolvido por nosso departamento de engenharia de materiais, a Manta Líquida Albedo OM é um sistema elastomérico à base d’água, com resinas acrílicas de alta resistência à radiação UV e intempéries, ideal para a aplicação em silos e armazéns. Aplicada com sistema de airless sobre todos os parafusos e entre chapas do silo e sobre os parafusos de fixação e sobreposição de telhas em armazéns, gera a estanqueidade completa dos mesmos, sendo o tratamento definitivo contra a perda de toneladas de grãos armazenados, submetidos as infiltrações. 

Essa técnica evita danos aos sistemas de transporte de grãos, que são danificados pela biomassa empedrada pela umidade. Auxilia no processo de expurgo dos silos com sistema de recirculação, impedindo que o gás fosfina saia do interior do silo. Aliada à pintura térmica de silos realizada pela Albedo, torna-se o mais eficiente sistema contra a perda de produtividade e competitividade nos sistemas de armazenagem de grãos.

Como é o REALIZADA A impermeabilização em silos?

Antes de mais nada, necessitamos saber qual o material construtivo deste silo, há basicamente 2 tipos de silos para armazenamento de grãos, os de concreto e metálicos. Há também sistemas híbridos entre metal e concreto, mas são muito pouco utilizados no Brasil e até mesmo no exterior.

Mais informações sobre problemas de infiltrações em silos podem ser encontradas na REVISTA TÉCNICA IBAPE/GO.

PATOLOGIAS NA BASE DE SILO DE ARMAZENAMENTO DE GRÃOS E DE FORNALHAS.

Impermeabilização em Silos Metálicos

Impermeabilização em silos metálicos.
Impermeabilização em Silos Metálicos (tratamento pontual)

Inicialmente nossa equipe instala um sistema de cadeira suspensa e os sistemas de backups de segurança. Na sequência é realizada a remoção dos detritos e sujeiras do exterior do corpo e telhado do silo, bem como a remoção de antigas tentativas de impermeabilizações danificadas e preparamos a superfície com hidrojatemento em toda a extensão do silo para garantirmos uma boa aderência de nosso produto. 

Após a limpeza completa, inicia-se o processo de impermeabilização do silo, esse processo pode ser dividido nas seguintes etapas:

  1. Tratamento da base do silo – Realizada a regularização da base do silo com concreto argamassa polimérica. Aplicação de Membrana Líquida Albedo OM entre a base do silo e o início das chapas, instalação de véu de poliéster como camada de substrato e nova aplicação de Membrana Líquida Albedo OM. Quando a patologia se extende por toda a área da base de concreto do silo, se faz necessário um estudo das causas das infiltrações, sendo indicado em alguns casos extremos o uso do sistema de cristalização de concreto. Para mais informações sobre cristalização de concreto clique aqui…

  2. Impermeabilização do telhado do silo (chapéu do silo) – Tratamento de todos os parafusos de fixação, tratamento das emendas das telhas do silo com Membrana Líquida Albedo OM, tratamento dos respiros de aeração instalados sobre a cobertura.

  3. Tratamento dos parafusos de fixação das entre chapas do corpo do silo, com aplicação de Membrana Líquida Albedo OM sobre os parafusos e  entre chapas, evitando a entrada de água e umidade nos períodos chuvosos.

Impermeabilização em Silos de Concreto

Técnicas de impermeabilização em silos de concreto.
Técnicas de impermeabilização em silos de concreto.

Este é um tipo de silo que requer uma atenção especial no seu tratamento, pois as infiltrações podem ter afetado as ferragens estruturais, necessitando uma análise criteriosa por parte do nosso departamento de engenharia para especificar as medidas corretivas mais adequadas. 

Silos de concreto possuem algumas vantagens quando comparado aos silos metálicos. O concreto é um bom isolante térmico, demorando muito a absorver o calor radiante e distribuí-lo para o interior do silo. 

Quando bem conservados, são muito resistentes a infiltrações, não obstante, a falta de manutenção adequada pode levar a danos severos. 

Para evitar isso o ideal é uma vistoria técnica a cada 3 anos para verificar a integridade estrutural do mesmo e, caso seja identificado algum problema, realizar o tratamento pontual.

Quais os tipos de impermeabilização que podem ser utilizados em silos de concreto?

  • Cristalização de concreto;
  • Membrana Líquida Elastomérica;
  • Membrana de Poliuretano;
  • Argamassa Polimérica dentre outros.

 

A aplicação é realizada normalmente utilizando-se plataforma elevatória ou cadeira suspensa, dependendo muito do tipo de acesso e localização geográfica do silo. 

A equipe para este tipo de trabalho é composta por Eng. Civil com especialização em Segurança do Trabalho e equipe de alpinistas industriais.

Como é o processo de impermeabilização em armazéns gerais?

Armazéns gerais ou armazéns graneleiros são prédios muito grandes com área de cobertura muito extensa e pé direito alto, podendo ter formato trapezoidal ou em arco e por estarem instalados na zona rural estão sujeitos a fatores climáticos como vento, sol e chuva, além do acumulo de material particulado sobre as telhas que tornam o ambiente interno mais quente do que deveria.

O processo de impermeabilização desses armazéns não é tão simples como os realizados em prédios fabris. Isso ocorre pelas singularidades do telhado que foram citadas acima, tornando a atividade muito mais perigosa do que no ambiente industrial. Para a realizar uma atividade em armazéns deste tipo é indicado o profissional de acesso por corda, seja ele ABENDI ou IRATA

O processo de preparação da superfície destes telhados também é mais difícil, visto o alto grau de sujeira impregnada nessas coberturas, ora trazidas pelo vento, ora pelo próprio processo de limpeza dos grãos que é realizada nas proximidades do armazém.

E como é realizada a impermeabilização em armazéns gerais?

Antes de mais nada é realizada a análise preliminar de risco e posteriormente a instalação de um sistema de linha de vida (caso não haja). 

É montado todo o sistema de hidráulica com hidrolavadoras industriais e içada uma grande quantidade de mangueiras de alta pressão para o alto do telhado. Dado o grau de sujidade dessas coberturas, utilizamos com frequência hidrolavadoras com mais de 4.000 psi ideais para limpeza pesada e remoção de material impregnado.

Após a limpeza é iniciado o processo de impermeabilização dos parafusos, atividade toda mecanizada onde nosso técnico aplica uma quantidade de Membrana Líquida Albedo OM sobre as cabeças dos parafusos de fixação. Durante o processo, um técnico fica em tempo integral se comunicando através de rádio com a equipe sobre o telhado, fazendo o apontamento de furos e outros problemas da cobertura, garantindo a completa estanqueidade da mesma.

Há a opção de tratar as sobreposições das telhas, essa técnica transforma o telhado em uma peça única, livre de emendas, dificultando o destelhamento da cobertura por fortes ventos e impedindo a entrada de insetos, pó, água ou outros materiais contaminantes.

Essa técnica consiste na aplicação de uma demão de Membrana Líquida Albedo OM, e posteriormente a instalação de véu de poliéster com largura de 10 cm sobre as sobreposições transversais e longitudinais das telhas, terminada essa etapa e aplicada mais uma demão de Membrana Líquida Albedo OM sobre o véu de poliéster, garantindo a total impermeabilização da cobertura.

Processo de impermeabilização em armazéns gerais graneleiros.
Processo de impermeabilização em armazéns gerais graneleiros.

Benefícios da impermeabilização de silos e armazéns gerais

  • Flexível e autorrecuperável;
  • Oferece um acabamento liso e sem emendas;
  • Grande resistência ao desgaste em ambientes adversos; 
  • Preenche e esconde pequenas imperfeições, bem como rachaduras capilares em silos de concreto; 
  • Suporta temperaturas extremas, bem como choque térmico; 
  • Zero VOC;
  • Evita a deterioração dos grãos;
  • Evita oxidação das entre chapas no interior dos silos;
  • Impermeabiliza e aumenta a vida útil dos silos metálicos;
  • Evita o surgimento de fungo;
  • Impede a entrada de roedores e insetos;
  • Melhor controle de fumigação e atmosfera interna dos silos;
  • Inibe corrosão e deterioração dos metais que compõe os silos. 

Nossos serviços técnicos

Divisão Industrial

Divisão Agro

plugins premium WordPress